Pesquisadores da USP desenvolvem pastilha contra doenças periodontais
- Dr. Marcelo Leipner
- 19 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
A periodontite e gengivite são doenças periodontais que atingem uma grande parcela da população e pesquisadores da USP estão em busca de uma solução prática para esses problemas.

A nova pastilha, que foi desenvolvida por acadêmicos da Universidade de São Paulo, promove uma mudança nos microrganismos presentes na região bucal e aumenta a resistência das mucosas orais, prevenindo doenças como a gengivite, periodontite e inflamações bucais que, sem o tratamento adequado, podem destruir os tecidos que protegem os dentes, como a gengiva, e os ossos que os sustentam.
A pastilha foi desenvolvida a partir de uma cepa probiótica chamada Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019, e os resultados obtidos demonstraram que a pastilha foi capaz de reduzir a necessidade de cirurgias periodontais, além de pacientes que usaram a pastilha probiótica, junto com o tratamento convencional de gengivite e periodontite, apresentaram benefícios adicionais.
O novo produto, que deverá ser licenciado em breve pela industria, está com pedido de patente em andamento pela agência USP de inovação, e deve estar disponível para o mercado em breve.
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-criam-pastilha-contra-gengivite-e-periodontite/
コメント