
ENDODONTIA
Trate seu canal e dê um fim na dor!
A Endodontia é a especialidade da Odontologia que mais se beneficiou com o avanço técnico e científico na última década, permitindo oferecer tratamentos mais rápidos, fáceis, seguros e responsáveis.
Essa especialidade cuida da preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações que possam vir a ocorrer na polpa e nos tecidos perirradiculares.
Dentre as causas mais comuns de danos ou morte da polpa e desses tecidos, temos a má higiene, dente trincado ou quebrado, caries profundas, ou quaisquer lesões no dente, que podem inclusive terem sido causadas por alguma pancada.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DE CANAL?
O tratamento de canal é composto por diferentes etapas, que podem ocorrer em uma ou mais consultas, a depender da situação. As etapas basicamente são a abertura do dente afetado, remoção da polpa que está infeccionada (pulpectomia), limpeza da câmara pulpar e os canais radiculares, que são alargados e modelados como preparo para a restauração.

A próxima etapa consiste na remoção da restauração provisória (caso haja). Em seguida a câmara pulpar e o canal radicular são restaurados permanentemente. É utilizado um material com formato de cone, composto de borracha especial, chamado guta-percha, que é inserido em cada um dos canais e normalmente selado no local com cimento endodôntico. Após a desinfecção e tratamento da área, o dentista finaliza o procedimento fechando o dente e restaurando suas características estéticas e funcionais.