top of page

CLAREAMENTO DENTAL - Tudo que você precisa saber!

Atualizado: 23 de set. de 2023

Muitos questionamentos surgem quando o assunto é clareamento dos dentes e agora é o momento de sanar todas as suas dúvidas sobre o tema!


ree

Nesse artigo vamos abordar a história do clareamento, tipos de procedimento, segurança, custo e eficácia das opções que você tem à sua disposição, e esclarecer dúvidas muito comuns sobre o assunto, como por exemplo: da pra fazer em casa? É seguro? Quanto custa? Dura pra sempre?

Siga conosco e tire todas as duas dúvidas sobre o assunto!



HISTÓRIA DO CLAREAMENTO


A busca por dentes brancos remete desde o século XIX, onde tratamentos mais invasivos eram utilizados no inicio. O primeiro indício de tentativa real de clarear os dentes é de 1868, e a partir disso diversas técnicas e materiais foram testados com foco em reduzir os efeitos colaterais do processo, tornando-o menos invasivo e mais eficiente.


Atualmente a técnica mais utilizada, seja no consultório ou em casa, é a aplicação de produtos químicos (que variam na concentração se feitos em casa ou com um profissional), que buscam oxirredução de pigmentos da superfície dental por meio dos produtos de decomposição do agente clareador, podendo ou não ser associado a uma fonte de luz.


Recentemente surgiu o clareamento realizado com apenas o uso da luz violeta. Essa luz é visível, não ionizante e possui comprimentos de onda de 405-410nm. Esse tratamento causa pouca ou nenhuma sensibilidade ao paciente, porém demanda mais sessões para atingir os mesmos resultados, pelo fato de não utilizar produtos químicos branqueadores.




O QUE É, POR QUE FAZER E COMO É FEITO?


Nossos dentes são naturalmente brancos mas, mesmo como uma higiene bucal boa e constante não é possível evitar que eles escureçam e amarelem com o tempo.

Hábitos alimentares estão diretamente ligados com a degradação dos dentes, principalmente o consumo de café, chocolate, refrigerante, vinho, e alimentos pigmentados em geral, sejam eles naturais ou processados.


Outros fatores como o tabagismo e má higiene bucal são fatos causadores do acúmulo de placa bacteriana e deixam os dentes amarelos.

ree

Essas práticas muito comuns no dia a dia de grande parte da população mundial causam impactos profundos e duradouros na saúde bucal dos indivíduos, e a degradação da cor branca é uma dessas consequências


identificado a necessidade de desenvolver métodos para reverter nossos dentes à sua cor original, surgiram diferentes tipos de clareamento, que podem ser divididos em duas principais categorias: o clareamento feito em casa e feito no consultório odontológico


ree



CLAREAMENTO CASEIRO


Quando o assunto é clareamento caseiro o paciente deve tomar muito cuidado, pois existem inúmeras "alternativas" na internet que prometem clarear os dentes de maneira quase que milagrosa. Mas lembre-se: sempre consulte seu dentista antes de fazer qualquer procedimento!


Técnicas famosas na internet como mistura de produtos da dispensa ou até carvão ativado não devem ser usadas por não ter eficáfia comprovada cientificamente, e principalmente, não garantem a segurança do paciente.


Métodos caseiros envolvem o uso de peróxidos e você nunca deve tentar algo sem o auxilio de um profissional da saúde bucal.




CLAREAMENTO PROFISSIONAL


O clareamento feito no consultório consiste em um procedimento pouco invasivo e que produz excelentes resultados em uma ou poucas sessões.


ree

O dentista protege sua gengiva com uma resina e aplica um gel clareador com base em peróxido de hidrogênio que, acompanhado de uma luz de comprimento de onda específico, age para remover as manchas mais profundas dos seus dentes


Esse é um procedimento não cirúrgico e que não exige período de recuperação, com o paciente podendo sair da clínica e segue a vida normalmente.



DURABILIDADE DO CLAREAMENTO


Falar sobre durabilidade não é algo simples e exato, pois existem diferentes procedimentos e materiais disponíveis no mercado para escolha do paciente.


Isso sem mencionar que cada organismo reage de uma maneira diferente, e cada pessoa possui distintos hábitos de higiene.


O segredo para aumentar a durabilidade do seu clareamento dental é reduzir o consumo de alimentos e bebidas pigmentados, como: café, refrigerante, vinho, suco de uva, cerejas, amora, açaí e bebidas e comidas ácidas em geral.

Parar de fumar também é indicado não somente para sua saúde bucal, mas saúde em geral.




CLAREAR OS DENTES DÓI?


Não! Os procedimentos não causam dor.


O que pode ocorrer em muitos casos é uma sensibilidade temporária dos dentes após o procedimento, mas essa sensibilidade não dura mais que algumas horas e desaparece completamente.


O clareamento dental não é um procedimento que deixa sequelas no paciente.




CUSTOS DO CLAREAMENTO DENTAL


Quer fazer um orçamento para conquistar os dentes brancos que você sempre sonhou? Nossa clínica conta com profissionais altamente especializados e equipamentos de ultima geração para garantir que você tenha o melhor que a odontologia moderna pode oferecer!





HIGIENE E PREVENÇÃO


Independente de qual for o procedimento odontológico que você realizar, nunca esqueça que a higiene e prevenção são o segredo para uma vida saudável! Escove os dentes, passe fio dental e vá regularmente ao dentista. Seu sorriso agradece!








Texto elaborado pela Equipe Odonto Leipner


ree












REFERÊNCIAS 1. Haywood VB. History, safety, and effectiveness of current bleaching techniques and applications of the nightguard vital bleaching technique. Quintessence Int. 1992; 23: 471-88.

2.Domingos; Bueno e; Rastini; CLAREAMENTO DENTAL E CONTROLE DA SENSIBILIDADE; University of Araraquara, Araraquara, SP, Brazil.




 
 
 

Comentários


ODONTO LEIPNER - CRO: 20103 - Resp. Técnico: Dr. Marcelo Leipner de Oliveira - CD Responsável: CRO: 62455

whatsp.png

©2023 by Odonto Leipner. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SiteNow

  • Google Places
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page